Conheça as características da pedra cariri e potencialize o design do seu Lar

Uma das vantagens de utilizar a pedra no design de ambientes é por suas muitas propriedades

Sabe um piso bonito, aconchegante, que absorve bem o calor, é antiderrapante e ainda tem um ótimo custo-benefício? Ele pode se tornar possível com a aplicação da pedra cariri, que possui todas essas características. 

A rocha de calcário tem esse nome por ser natural da região do Cariri, no sul do Ceará, onde é encontrada em grande quantidade, especialmente na Bacia do Araripe. Sua versatilidade permitiu que ela fosse muito utilizada na construção civil e em outras áreas, como decoração, escultura, joias, entre outras.

Sua beleza provém de dois fatores: 1) a pedra possui camadas horizontais que formam desenhos e linhas e 2) ela pode ser encontrada em muitas tonalidades de amarelo, de cinza e de ocre (tons terrosos).

De uso restrito apenas ao Ceará, a pedra cariri foi ganhando o gosto do brasileiro e hoje é bastante exportada para países europeus.

Tá, mas onde e como posso utilizar a pedra cariri?

Nas reformas, a pedra cariri é mais utilizada em pisos. Mas também existe a opção de aplicá-la em paredes, em forma de filetes, como na imagem acima. As possibilidades de uso na construção civil e em decoração são muitas, dependendo da criatividade de cada projeto!

A rocha é também muito utilizada na pavimentação de ambientes externos (a exemplo do calçadão da Praia de Iracema, em Fortaleza) e em bordas de piscinas, pela propriedade de deixar as superfícies menos quentes quando expostas ao Sol, mantendo sempre uma temperatura em torno dos 22ºC.

A pedra cariri pode ser utilizada na sua versão natural ou polida, além de trazer mais aderência às superfícies. Além disso, ela é de fácil manutenção, bastando um pano macio para a limpeza, quando é aplicada em ambientes internos, e sabão e escovão quando exposta a ambientes externos.

A pedra cariri é ideal para a pavimentação de áreas externas. O calçadão da Avenida Beira Mar, em Fortaleza, possui uma longa faixa revestida por essa rocha.

#Dica de utilização

Wellington Junior, arquiteto da RemodeLar, dá uma ajudinha:

Você pode focar a utilização da pedra como revestimento dentro de um ambiente que tenha uma proposta de aspecto rústico. Pode utilizá-la no revestimento de uma parede do banheiro, numa bancada, combina muito com o jardim de inverno… Tudo só depende da proposta do ambiente.

No projeto abaixo, a RemodeLar sugeriu a utilização da pedra cariri no quintal da casa. A proposta é justamente dar um pouco mais de rusticidade ao ambiente. Combinada com a grama, a pedra oferece ainda mais conforto térmico.

Before After
3 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Youtube