Coronavírus: cuidados com o Lar

Neste momento em que o mundo enfrenta uma pandemia, ficar em casa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) como a forma mais eficaz de prevenção contra o novo coronavírus.

Se você tem a opção de seguir essa recomendação ou foi  se diagnosticado com a doença covid-19, este artigo é para você. Nele, você vai ficar por dentro das orientações que devem ser tomadas dentro de casa para prevenir o contágio e a transmissão do vírus. Boa leitura!

É alvoroço?

Antes de seguirmos para as orientações, cabe a reflexão: as medidas adotadas País adentro são realmente necessárias ou há um certo exagero? Afinal, a população do Brasil é gigantesca e os casos confirmados nem são tantos assim…

A resposta para essa pergunta é um sonoro “não”. É que o problema não está necessariamente na letalidade do coronavírus, mas sua elevada taxa de transmissão

Conheça as características da pedra cariri e potencialize o design do seu lar

Além disso, ainda há desconhecimento a respeito do coronavírus. Os cientistas ainda não sabem a sua origem, por exemplo, ou se uma pessoa pode ser contagiada novamente após ser curada. Ainda, não foi desenvolvida uma vacina contra ele.

Ainda, o Brasil precisa evitar a curva de contágio acentuada do gráfico abaixo (linha vermelha), evitando sobrecarregar o sistema de saúde e limitar o número de mortes, e atingir a linha azul. Entenda mais sobre o gráfico neste link.

Curva do vírus
 Fonte: BBC

A situação toda se agrava porque na próxima semana o vírus pode se espalhar com mais facilidade devido ao início do outono em algumas regiões do Brasil, alerta o Ministério da Saúde.

A quarentena e os cuidados com a higiene são necessários para se evitar um cenário similar ao da Itália, que chegou a registrar 368 mortes em 24h.

5 cuidados para evitar a contaminação e transmissão do vírus dentro da sua casa

1. Manter a casa ventilada 

O vírus é facilmente trasmitido pelo ar e em contato com mucosas. Ambientes fechados, principalmente com aglomerações, aumentam as chances de transmissão. A dica é fazer o oposto: trazer ventilação para o seu lar.

Conheça os benefícios da ventilação natural para a sua casa.

2. Limpar com regularidade superfícies de metal, vidro e madeira

Dependendo da temperatura ambiente, o coronavírus pode sobreviver e se manter infeccioso por horas (em alguns casos, até por dias). Superfícies como metal, vidro e madeira são mais vulneráveis.

3. Ter cuidado com idosos e crianças

Os idosos são a população mais vulnerável. Segundo a OMS, a letalidade da covid-19 em adultos fica entre 2% e 3% e pode chegar a 15% em idosos.  Isso poque esse grupo possui baixa imunidade, agravanda quando já possui alguma doenças crônicas.

Já as crianças atuam como potenciais vetores para espalhar a doença. Muitas vezes assintomáticas, elas estão em desenvolvimento e por isso não seguem muitas regras de etiqueta respiratória.

4. Adotar o isolamento

É importante lembrar que, mesmo estando em casa, o momento não é de férias antecipada. As aglomerações não devem ser evitadas apenas da porta para a rua, mas também dentro do lar. Nada de festinhas privê ou similares. Além disso, lave as mãos com frequência, cubra boca e nariz ao tossir e espirrar e isole pessoas com resultado positivo para a covid-19.

5. Buscar preservar saúde física e mental

Por fim, é muito importante não criar pânico. Se as orientações de higiene forem cumpridas, logo estará tudo bem. Ao conversar sobre a situação com crianças, explique de forma leve, mas sem esconder nada.

Para algumas pessoas, esse momento pode causar angústia e sofrimento psicológico. Por isso, é recomendável manter a cabeça ocupada, além do trabalho, com outras atividades. Que tal dedicar o tempo livre para cuidar ainda melhor do seu lar e depois tirar aquela série do atraso?

Deixe seu comentário aqui!

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores
e não representam, necessariamente, a opinião da RemodeLar.

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Youtube