Trabalhar em casa: adapte o seu Lar para um home office

Trabalhar em regime de home office (escritório em casa, em tradução direta do inglês) pode ser uma experiência completamente nova e desafiadora para quem nunca fez isso antes. Se você é principiante nessa prática, saiba o que precisa fazer para adaptar o seu Lar a essa nova modalidade de trabalho.

 

As vantagens de trabalhar em casa

 

As pessoas têm aderido cada vez mais ao trabalho remoto feito em casa. Isso porque ele pode oferecer muitas vantagens em relação ao modo convencional de trabalho, como:

 

  • Maior flexibilidade de horários
  • Eliminação de estresse e tempo gasto com deslocamentos
  • Economia de custos
  • Mais tempo com a família

Além do mais, várias pesquisas mostram que somos muito mais produtivos quando trabalhamos de casa. Segundo um questionário realizado pela FlexJobs nos Estados Unidos, entrevistados apontaram as seguintes razões para acreditarem que o home office melhora sua produtividade:

  • Há menos distrações (74%)
  • Há menos interrupções de colegas (72%)
  • Reduz o estresse pelo deslocamento ao trabalho (70%)
  • Há menos burocracias e políticas institucionais (64%)
pesquisa: home office e produtividade
Fonte: FlexJobs

Apesar de todos esses benefícios, não é incomum levar um certo tempo para se adaptar ao home office. Conseguir realizar todas atividades no mesmo ritmo que você tinha em seu antigo local de trabalho pode ser um verdadeiro desafio, principalmente se a mudança tiver sido recente e repentina, com pouco tempo hábil para preparos.

Seu Lar está protegido contra o coronavírus? Veja dicas para manter a covid-19 longe da sua casa

Contudo, isso não significa que lhe faltam aptidões para trabalhar nesse regime. O que temos que entender é que existe um momento de transição que algumas pessoas precisam passar até alcançar a maturidade necessária para se tornarem produtivas trabalhando em casa.

É importante estar consciente de que alguns fatores podem influenciar bastante essa transição. Um deles é a relação com os colegas de trabalho, que passa a ser muito mais virtual.

A forma como a sua produtividade é mensurada é outro aspecto que muda bastante. Você será avaliada(o) pelo que entrega, e não pelo tempo que passa trabalhando. Mas a maior diferença do home office está no seu novo ambiente de trabalho: ele passa a ser a sua própria casa.

 

Perigo iminente

Quando residência e local de trabalho confundem-se, o impacto na rotina pode ser forte o bastante para desestruturar sua organização, foco, senso de urgência e, como resultado de tudo isso, a sua produtividade.

As pessoas com as quais você conviverá a maior parte do tempo podem ser desde apenas você mesma(o), no caso de você morar só, até a sua família inteira.

Além disso, a simples forma como o seu ambiente de trabalho está organizado é um fator que pode te ajudar a superar melhor os transtornos dessa transição.

Mas e agora, como se adaptar a tantas mudanças da nova rotina? O que você precisará fazer para realizar o seu trabalho de forma satisfatória? O que é necessário para conseguir trabalhar remotamente em sua própria casa, da melhor maneira?

Adaptando a casa para o home office

O ambiente de home office deve ser moldado para atender objetivos diferentes das necessidades do resto da residência. Assim, para transformar qualquer ambiente num espaço ideal para trabalho, é fundamental organizá-lo de maneira a suprir todas as suas necessidades enquanto você trabalha.

O espaço deve evitar distrações, ser confortável e possuir tudo o que você precisa para realizar o seu trabalho. Isso pode exigir muitas adaptações. Para cada um desses pontos, reunimos dicas valiosas.

1. Escolha um ambiente livre das distrações

O foco é uma habilidade muito importante para você começar, continuar e finalizar uma tarefa dentro do tempo previsto. Para a maioria das pessoas, o silêncio torna espaço mais propício para isso.

Se você é uma delas, a dica é escolher um ambiente com barreiras acústicas, de preferência aqueles que são revestidos por paredes grossas de alvenaria e com portas e janelas, pois controlam o barulho que entra. Além disso, busque um local que tenha pouca circulação de pessoas, evitando distrações.

 

cozinha projetada pela remodelar. não é um local ideal home office por ser um espaço de bastante circulação

Cozinha projetada pela RemodeLar. Por ser um espaço de intensa circulação, pode não ser o local ideal para trabalhar

Quartos são bons lugares para isso, mas caso não exista nenhum disponível no momento, você pode utilizar uma varanda ou até mesmo o quintal da sua casa. 

Evite a sala ou a cozinha, que são ambientes que concentram muitas pessoas e que possuem objetos barulhentos, como TV ou liquidificador. Se o cômodo escolhido for distante da rua, evitando o som de veículos e de pessoas lá fora, melhor ainda!

 

2. Pense antes de agir

Uma vez escolhendo o lugar ideal na sua casa, chegou a hora de iniciar uma mudança interna. Ao ajustar móveis e mudar objetos de posição, atente para a existência de pontos de tomada e para a abrangência do sinal da internet, que deve cobrir bem o espaço.

Assim, você evita ter de voltar com os móveis para o lugar de onde os retirou pelo simples fato de não ter observado esses pontos antes de fazer a mudança.

 

3. Vistoria anti-distração

Um espaço voltado para a concentração permite que você apresente melhores desempenhos no trabalho. No regime de home office, isso significa manter as coisas nos lugares certos.

Caso o ambiente esteja desorganizado, arrume-o, faça ajustes, tire objetos em excesso e deixe tudo o que você precisa ao seu alcance.

A limpeza também vale para o ambiente virtual: abra em seu navegador somente as abas necessárias e se distancie das redes sociais, se possível for.

 

4. Escolha a saúde

O mobiliário correto também pode fazer toda a diferença no seu novo ambiente de trabalho. Para você trabalhar sem incômodos, seja pela posição dos móveis ou pelo tipo de material que está ao seu redor, use móveis que tenham superfícies confortáveis ao toque, como madeira, MDF ou vidro, e que estejam na dimensão e altura corretas para você. 

Se puder, utilize cadeiras de altura ajustável, com apoio para os pés. Caso trabalhe com um notebook, um bom investimento é adquirir um suporte apoiador. Com essa dicas, você encontra a postura ideal e não prejudica sua saúde a curto, médio e longo prazos.

 
Projeto de um quarto que integra um home office, feito pela RemodeLar
Vista de quarto home office de outro ângulo

No projeto da RemodeLar para o quarto acima, o cliente quis um espaço para home office

5. Considere o conforto visual e térmico

A iluminação deve ser ideal para o tipo de trabalho que você realiza. Na grande maioria dos casos, o recomendável é optar por ambientes claros. Durante o dia, dê preferência para a luz natural deixando as janelas abertas. Já para trabalhos noturnos, escolha lâmpadas brancas (fluorescentes), pois são ideais para ambientes laborais.

Já a temperatura ambiente precisa ser agradável para o seu corpo. Tornar o ambiente melhor ventilado pode ser importante para que você não sinta incômodo.

 Conheça os benefícios de um ambiente ventilado

Investindo a médio e longo prazos

Todas essas dicas ajudam muito quem está iniciando no trabalho em home office. No entanto, se o seu objetivo é permanecer trabalhando nesse regime, você precisará fazer uma transformação mais profunda para garantir a estabilidade de sua saúde a médio e longo prazos.

Ao transformar algum espaço do seu Lar em seu local de trabalho oficial, será preciso planejar com mais dedicação tudo o que você precisa para ele, desde o layout até os móveis necessários do ambiente.

Você precisará saber como esse espaço vai ficar e quais materiais serão necessários para colocar a ideia em prática – e você pode conseguir isso por meio de um projeto para a reforma do seu espaço.

A partir daí, você conseguirá aprimorar o seu home office aos poucos, organizando uma parte de cada vez, até que ele se torne um espaço ideal para você realizar seus objetivos profissionais e alcançar melhores resultados.

 

Exemplo de detalhamento de quarto home office para cliente RemodeLar – planta baixa

Exemplo de planta baixa com detalhamento de pontos elétricos para o home office

Planta humanizada do home office

Exemplo de detalhamento de mobiliário para cliente da RemodeLar

No final, o home office poderá te ajudar a economizar tempo e outros recursos, como combustível. A experiência de trabalhar em casa também pode te ensinar coisas novas e te ajudar a aumentar seu autoconhecimento.

Seguindo essas dicas, você estará mais preparada(o) para montar o seu escritório e surpreender na produtividade!

 

Deixe seu comentário aqui!

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores
e não representam, necessariamente, a opinião da RemodeLar.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Youtube